quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Plano de aula - roteiro

PLANO DE AULA
(Cada aula obedecerá a um plano específico)
I.  DATA:_____/______/_______


II. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola:
Professor (a):
Disciplina:
Série, ciclo ou turma:
Período: Matutino (   )  Vespertino (   )    Noturno (   )


III. TEMA:
- o tema específico a ser desenvolvido nesta aula
- a partir do tema pode-se criar um nome mais atrativo para o roteiro da aula.


IV. OBJETIVOS: a serem alcançados pelos alunos e não pelo professor/a / estagiário/a;

Objetivo geral: projeta resultado geral relativo a execução de conteúdos e procedimentos; uma visão mais ampla, que obrigatoriamente começa com um verbo no indicativo.

Objetivos específicos: especificam resultados esperados observáveis (geralmente de 3 a 4).
OBS.: começa-se sempre com verbos indicativos de habilidades como, por exemplo:
·         ao nível de conhecimento – associar, comparar, contrastar, definir, descrever, diferenciar, distinguir, identificar, indicar, listar, nomear, parafrasear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar, constatar, sumariar, contar;
·         ao nível de aplicação – calcular, demonstrar, tirar ou extrair, empregar, estimar, dar um exemplo, ilustrar, localizar, medir, operar, desempenhar, prescrever, registrar, montar, esboçar, solucionar, traçar, usar;
·         ao nível de solução de problemas – advogar, desafiar, escolher, compor, concluir, construir, criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar, desenhar, formular, inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou classificar, recomendar.

V. CONTEÚDO: conteúdos programados para a aula organizados em tópicos (de 4 a 8)
Exemplo: (considerando que a proposta para uma turma do Ensino Fundamental)
  • Higiene e Saúde: saneamento básico, doenças, soros, vacinas, alimentação sadia, nutrientes e alimentos (nutrição, preparo e aproveitamento dos alimentos, hábitos alimentares).

VI. DESENVOLVIMENTO DO TEMA/METODOLOGIA: descrição da abordagem teórica e prática do tema. Isto é, descrever o passo a passo; a metodologia e as estratégias de ensino a serem usadas.


VII. RECURSOS DIDÁTICOS: (quadro, giz, retro-projetor, etc.) e fontes histórico-escolares (filme, música, quadrinhos, etc.)


VIII. AVALIAÇÃO: pode ser realizada com diferentes propósitos (diagnóstica, formativa e somativa). A avaliação prioriza dois momentos. O Primeiro momento volta-se para os estudantes e a verificação do conteúdo assimilado por eles. O segundo momento volta-se para o professor, para que o docente possa observar se a escolha das estratégias de ensino usadas na sala foram satisfatórias na abordagem do tema proposto. Assim, discriminar, com base nos objetivos estabelecidos para a aula a:

AVALIAÇAO PARA OS ESTUDANTES: - atividades (ex: respostas às perguntas-problema ao final da aula, discussão de roteiro, compreensão de gravuras, trabalho com documentos, roda de conversa, etc.) - critérios adotados para correção das atividades.

AVALIAÇAO PARA O/A PROFESSOR/A: - autoavaliação; - avaliação dos pares (verificar junto aos que os estudantes se a aula conseguiu atingir os objetivos propostos e observar os pontos que precisarão ser melhorados);

XIX. BIBLIOGRAFIA: indicar toda a bibliografia consultada para o planejamento da aula dividindo-a entre básica e complementar.


X – ANEXOS: (dados complementares. Ex: cópia de atividades; imagens; textos; ficha de filme, etc.. todo tipo de documento ou arquivo que será utilizado durante a realização dos exercícios)


Nenhum comentário:

Postar um comentário