Literatura

Aqui compartilhamos alguns livros que inspiram aulas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Resultado de imagem
“Aqueles dois meses inteirinhos de despreocupações estavam prestes a virar 30 linhas de preocupações com acentos, vírgulas, parágrafos e ainda por cima com a letra legível depois de tanto tempo sem treino.' - Guilherme está no 7º ano, e em seu primeiro dia de aula se vê obrigado a fazer uma redação sobre suas férias. Mas será que é tão divertido assim ver momentos alegres sujeitos a valer nota?








Resultado de imagem para historia em quadroes turma da monica
Já imaginou a Mônica como a Venus de Velázquez? Ou o Cebolinha como Tocador de Pífaro de Manet? O Chico Bento, como conhece bem a roça, está muito bem nos quadros de camponeses de Van Gogh. E tem ainda a Magali, o Cascão, a Tina, o Rolo, o Bidu. Todos os personagens criados por Mauricio de Sousa participam desta brincadeira em 'Histórias em Quadrões com a Turma da Mônica 1'. O quadro Rosa e Azul, de Renoir, aquele no qual duas garotinhas posam com seus vestidos de festa para o artista, Mauricio refez a pintura com os traços da Mônica e da Magali. Depois foi a vez da dentuça (ops, que ela não ouça) aparecer como Mona Lisa, e o Chico Bento ser retratado como Lavrador de Café, de Cândido Portinari. Neste livro, adultos e crianças têm acesso à criação de Mauricio, mas também a uma introdução à história da arte. As obras com a Turma são acompanhadas por reproduções dos originais que as inspiraram, sempre na mesma página, e de informações sobre os artistas e sua produção. Uma parte do livro é dedicada à arte brasileira.
Imagem relacionada


Com 'Histórias em Quadrões 2', o autor tem como objetivo atrair as crianças aos museus, e usa a turminha das histórias em quadrinhos para difundir o universo das artes plásticas. O livro apresenta um imperial Cebolinha, como nos quadros de Jacques Louis David, ou com o Louco, na pele do Arlequim de Cézanne. Mônica e Tina aparecem nas obras de Klimt, e a turma toda está retratada em A última janta, baseado em A última ceia, de Leonardo da Vinci. Ao lado de cada paródia, na qual os personagens dos quadros ganham os traços da turma, foi colocada a reprodução da obra original. Ela está acompanhada de informações sobre o artista e sua época. Mauricio, neste volume, reproduziu obras em três dimensões. A partir desta ideia, fez uma série de paródias de obras arqueológicas, com Nefertite, a Esfinge de Naxos, Péricles, a Vênus de Milo. Também visita o Renascimento, com David e Moisés. A série dá uma atenção à arte brasileira, com quadros de Lasar Segall ou Tarsila do Amaral - o Abaporu, por exemplo, vira a Rosinha, namorada do Chico Bento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário