Textos




AGOSTO (2017) UNIDADE I: FUNDAMENTOS E PROCESSOS NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA

Aula 03/08 - Boas vindas

Apresentação do Plano de Ensino
Introdução à Didática
Texto 01 - Didática e Filosofia   

Aula 10/08 - Tema: Tendências Pedagógicas

Aula 17/08 - Tema: Perspectivas Contemporâneas
Textos 03 -  Epistemologia da prática: ressignificando a didática 
Texto 04 - (Selma G. Pimenta) + Saberes Pedagógicos e Didática  (Maria Franco)
Proposta Lúdica

Aula 24/08 - Projeto Âncora e Escola da Ponte

Texto 05 - ESCOLA DA PONTE: A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMEÇA COM A TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA
Texto 06 - A Escola da PonteRubem Alves
*Divisão dos grupos para seminário (max. 3 pessoas)

Aula 31/08 - Seminário "O lúdico na Prática Pedagógica"

O que cada grupo deverá apresentar?
A) Comunicação oral de até 15 minutos; 
B) Artefato Cultural;
C) Proposta Lúdica;
(textos xerox)



SETEMBRO (2017) 
UNIDADE II: A DIDÁTICA, O PROCESSO CONSTITUTIVO DA DOCÊNCIA + INFÂNCIA

AULA 07/09 - FERIADO INDEPENDÊNCIA


AULA 14/09 - Continuação do Seminário "O lúdico na Prática Pedagógica"

O que cada grupo deverá apresentar?
A) Comunicação oral de até 15 minutos; 
B) Artefato Cultural;
C) Proposta Lúdica;
(textos xerox)


AULA 21/09 - Continuação do Seminário "O lúdico na Prática Pedagógica"
- Conversas sobre Exposição
- Cartão Postal
- Divisão de duplas para a construção do Mapa da Floresta

AULA 28/09 -  Tema: Perspectivas Contemporâneas
Texto: Notas sobre a experiência e o saber da experiência 
Exercício de plano de aula

OUTUBRO UNIDADE III: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

AULA 05/10 - 
APRENDIZAGEM E EXPERIÊNCIA
Documentário: Quando sinto que já sei 
Debate do texto:Educação Infantil e Arte: Sentidos e Práticas Possíveis

AULA 12/10 - FERIADO NOSSA SENHORA APARECIDA

AULA 19/10 - ORGANIZAÇÃO DOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO + PLANEJAMENTO DOCENTE
Texto base: 

AULA 26/10 - DIDÁTICA E A AULA (estudo dirigido)
Texto base: Aula cheia, aula vazia  
Texto Complementar: O docente da Diferença
Elaborar síntese dos textos (até 2 laudas)


NOVEMBRO  ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E TEMAS AFINS

AULA 02/11 - INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO LITERÁRIA

AULA 09/11- A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (PARTE I) 

Concepções sobre a Avaliação Escolar

AULA 16/11 - A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (PARTE II)

AULA 23/11- 


AULA 30/11 - Encerramento da disciplina

*************************************

LEITURAS COMPLEMENTARES

Educação infantil, currículo e linguagens infantis:a arte na educação infantil 


Pequena infância, educação e gênero:subsídios para um estado da arte

 A importância do ensino das artes na escola


Didática e a organização do trabalho pedagógico;


A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO; EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES;


O TRABALHO COMO FUNDAMENTO PARA UMA NOVA DIDÁTICA


O PLANEJAMENTO ESCOLAR - J. LIBANEO;


Educação infantil, currículo e linguagens infantis:a arte na educação infantil 

Brinquedos e brincadeiras na educação infantil 


2 comentários:

  1. Que pena que estão acabando as aulas de didática, aprendi muito nessa disciplina, posso ser uma professora que ensina e que brinca, trazer o universo da criança pra ação docente, espero aplicar o que aprendi em sala de aula com meus futuros educandos.

    ResponderExcluir
  2. Legal Letícia! Obrigada pelo retorno! Com certeza podemos aprender e ensinar com leveza, pesquisa e diferentes proposições! Abç

    ResponderExcluir