quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Aula na Praça dos Girassóis (10/12/15)

Vem por aí...




AULA CAMPO DE DIDÁTICA
CURSO DE PEDAGOGIA – PALMAS
DATA: 10/12/15
HORÁRIO: 19h 
(em frente ao monumento 18 do Forte)


O trabalho de campo de Geografia/Didática na Pedagogia tem como objetivo realizar visita técnica na Praça dos Girassóis, para trabalhar questões acerca das categorias geográficas, com especial atenção à categoria, lugar, cidade, paisagem e memória que juntas adensam o debate conceitual sobre a praça como dispositivo didático e pedagógico para a educação.


Grupo 1: Praça dos Girassóis (dimensões e significado de sua construção no estado do Tocantins);

Grupo 2: Memorial Coluna Prestes;

Grupo 3: Memorial dos 18 do Forte;

Grupo 4: Súplica dos Pioneiros;

Grupo 5: Cruzeiro;

Grupo 6: Relógio do Sol;

Grupo 7: Praça Kraô com Monumento à Bíblia e Rosa dos Ventos;


O que fazer?

ü  Fotografar, observar e anotar todas as impressões pessoais acerca do monumento.
ü  Responder as questões: a) qual é a sua relação com a praça?; b) O que você mais gosta na praça? Por quê?
ü  Fazer um desenho da Praça dos Girassóis destacando um monumento/símbolo que possa ser tema de uma aula (público alvo a definir). Neste sentido, desenvolver um texto analítico a partir das suas impressões acerca do monumento considerando sua relação com o Estado do Tocantins.
ü  Os produtos gerados das atividades deverão ser apresentados e discutidos com os colegas da turma.



O que levar
ü  Máquina fotográfica e/ou celular com câmera;
ü  Sapato confortável;
ü  Caderno para anotar as impressões e registrar as memórias;
ü  Lanche;
ü  Água;
ü  Lanterna;
ü  Uma boa quantidade de disposição, solidariedade e paciência com tod@s os membros do grupo. E não se esqueça do bom senso: ele é fundamental!


Deixe em casa
ü  O mau humor e a indisposição.
ü  Os filhos, parentes e amigos. O trabalho dura apenas uma noite, por favor, evite o uso prolongado do celular, especialmente durante as visitas.



Prof. Dr. Eduardo Cezari
Profª Me. Amanda Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário