CARTA AO ET
Charlot, B. Os jovens e o saber: perspectivas mundiais/
organizado por Bernard Charlot; trad. Fátima Murad. – Porto Alegre: Artmed
Editora, 2001. P. 37 Do
Na pesquisa coordenada por Charlot (2001), o sociólogo
formulou a seguinte proposição aos sujeitos com os quais dialogou:
“Imagine o que você sentiria se um belo dia encontrasse na
sua casa um ET sentado no sofá da sua sala. (...) A missão dele é levar para
seu planeta de origem a experiência de vida dos terráqueos. Então, ele tem uma
semana para aprender tudo sobre nós e sobre os conhecimentos que consideramos
importantes para a vida. O que você acharia importante ensinar-lhe? Quem
poderia ensinar? Onde ele poderia ir para aprender? Como ensiná-lo? Você
poderia fazê-lo viver tudo o que quisesse e achasse que valeria a pena
aprender”. (Charlot, 2001, p. 37)
Texto adaptado: Imagine o que você sentiria se um belo dia
encontrasse na entrada da escola um ET o esperando. A missão dele é levar para
o seu planeta de origem a experiência da escola dos jovens terráqueos. Então,
ele tem uma semana para aprender tudo sobre a escola e o que ela significa para
os jovens e para sua vida. O que você acharia importante dizer a ele? Qual o
sentido da escola para você? Porque você a frequenta todos os dias? O que faz
na escola? O que você mais gosta na escola? O que você menos gosta? O que a
escola deveria oferecer para satisfazer aos jovens? Você pode dizer tudo o que
quiser e achar que vale a pena dizer.
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