terça-feira, 10 de novembro de 2015

Exercício: Carta ao ET




CARTA AO ET

Charlot, B. Os jovens e o saber: perspectivas mundiais/ organizado por Bernard Charlot; trad. Fátima Murad. – Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. P. 37 Do 

Na pesquisa coordenada por Charlot (2001), o sociólogo formulou a seguinte proposição aos sujeitos com os quais dialogou:
“Imagine o que você sentiria se um belo dia encontrasse na sua casa um ET sentado no sofá da sua sala. (...) A missão dele é levar para seu planeta de origem a experiência de vida dos terráqueos. Então, ele tem uma semana para aprender tudo sobre nós e sobre os conhecimentos que consideramos importantes para a vida. O que você acharia importante ensinar-lhe? Quem poderia ensinar? Onde ele poderia ir para aprender? Como ensiná-lo? Você poderia fazê-lo viver tudo o que quisesse e achasse que valeria a pena aprender”. (Charlot, 2001, p. 37)

Texto adaptado: Imagine o que você sentiria se um belo dia encontrasse na entrada da escola um ET o esperando. A missão dele é levar para o seu planeta de origem a experiência da escola dos jovens terráqueos. Então, ele tem uma semana para aprender tudo sobre a escola e o que ela significa para os jovens e para sua vida. O que você acharia importante dizer a ele? Qual o sentido da escola para você? Porque você a frequenta todos os dias? O que faz na escola? O que você mais gosta na escola? O que você menos gosta? O que a escola deveria oferecer para satisfazer aos jovens? Você pode dizer tudo o que quiser e achar que vale a pena dizer.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário